Xuxa vence Band na Justiça

A apresentadora Xuxa Meneghel venceu nesta segunda-feira uma ação movida contra a Rede Bandeirantes. A emissora divulgou, no programa Atualíssima do dia 3 de março de 2008, fotos em que a apresentadora aparece nua. As imagens foram feitas para uma revista masculina há mais de 20 anos. Xuxa vai receber uma indenização no valor de 4 milhões de reais por danos materiais e 100.000 reais a título de danos morais.

Em audiência realizada na 48ª Vara Cível da Capital, localizada no Fórum Central, Xuxa prestou depoimento e expôs sua indignação veiculação das imagens. "Eu vendo a minha imagem. Divulgar essas fotos é uma falta de respeito. Isso dá margem para as pessoas continuarem me julgando. Tenho que provar quase diariamente que o que eu faço hoje não tem nada ver com o meu passado. Além disso, o programa foi exibido no horário da tarde, horário que crianças assistem televisão. Meu público é formado por crianças de zero a 8 anos e fiquei imaginando isso na cabecinha delas e das mães que compram meus CDs e DVDs. É desnecessário passar por isso 26 anos depois", disse ela.

Segundo a apresentadora, sua filha Sacha ainda não sabia que a mão havia posado nua quando as fotos foram mostradas. O programa ainda foi reprisado no dia seguinte. "Foi uma grande decepção para ela. Além de ser mãe, eu sou o ídolo dela; ela tem orgulho do meu trabalho. Queria ser a primeira a falar com minha filha sobre isso e fiquei preocupada que ela ficasse sabendo por outras pessoas. Não sei até que ponto isso poderia traumatizá-la", afirmou Xuxa. Ela disse que se arrepende de ter tirado as fotos, que foram publicadas antes de se tornar apresentadora de programas infantis.

Para sua defesa, a Band levou ao tribunal duas testemunhas: a então apresentadora do programa, Rosana Hermann, e a diretora Cássia Xavier. Elas disseram que a ideia da atração era apenas mostrar revistas antigas e raras que têm um valor de mercado alto, como aquela que tem Xuxa na capa. Elas também disseram que a veiculação das fotos de Xuxa não aumentou a audiência nem o faturamento do programa.

Para o juiz Mauro Nicolau Junior, o fato das fotos terem sido feitas espontaneamente por Xuxa não a deixa refém por toda sua vida à exposição pública. "As fotos foram feitas para utilização exclusiva pela revista, não sendo lícito aos demais meios de comunicação sua exploração sem a autorização da autora e de quem a remunerou pelo trabalho e, muito menos, em horários diurnos nos quais os programas são vistos por crianças para quem a autora durante toda sua carreira passou a imagem de pureza, de inocência e de afeto", completou.

Fonte: Revista Veja

---