Saiba mais: veja algumas curiosidades da popstar Madonna

A cantora e compositora pop, produtora de discos, atriz e diretora norte-americana Madonna começou sua mais recente turnê mundial, "Sticky & Sweet", no sábado, em Cardiff, País de Gales.

Veja alguns dados sobre a "rainha do pop":

NASCIMENTO:

Madonna Louise Veronica Ciccone nasceu em Bay City, Michigan, em 16 de agosto de 1958, a terceira de oito filhos de uma família católica devota de origem italiana.

CARREIRA NA MÚSICA E NO CINEMA

-- Sua grande chance aconteceu em 1984, quando ela assinou contrato com uma gravadora e criou seus dois primeiros grandes sucessos, "Like a Virgin" e "Holiday". A fama de Madonna já estava a caminho.

-- Em 1985, ela se casou com o rebelde de Hollywood Sean Penn e conseguiu um de seus papéis mais memoráveis no cinema, em "Procura-se Susan Desesperadamente".

-- O reflexo perfeito de Madonna era a heroína argentina Evita Perón, que passou da obscuridade à fama graças a seu esforço próprio. Madonna pediu ao diretor Alan Parker que lhe confiasse o papel biográfico no musical "Evita", que lhe valeu um Globo de Ouro. Ela já atuou em cerca de 20 filmes até agora.

-- A Associação das Gravadoras da América a descreveu como a artista de rock de maiores vendas do século 20 e a segunda maior artista mulher em vendas nos Estados Unidos, com vendas certificadas de 63 milhões de álbuns.

-- O Guinness dos Recordes Mundiais a coloca como a mais bem-sucedida cantora de todos os tempos, com fortuna líquida estimada em mais de 400 milhões de dólares, tendo vendido mais de 200 milhões de dólares em todo o mundo.

CONTROVÉRSIA

-- Em 1989, o videoclipe de "Like a Prayer" foi seu terceiro álbum a liderar as paradas dos dois lados do Atlântico. Com seus vínculos entre religião e erotismo, o vídeo foi condenado pelo Vaticano, levando a Pepsi-Cola a cancelar seu contrato de patrocínio de Madonna.

-- A publicidade resultante ajudou o álbum de mesmo nome a virar best-seller mundial.

-- Em sua turnê "Blonde Ambition", de 1990, Madonna causou furor ao usar um sutiã de cone de Jean Paul Gaultier e cobrir o palco de imagens religiosas. O Vaticano descreveu o show como "um dos espetáculos mais satânicos da história da humanidade".

-- Em 1992, seu livro erótico "Sex", em que Madonna posou nua em várias poses provocantes, foi mal recebido pela crítica.

-- No MTV Video Music Awards de 2003, Madonna deu beijos de língua em Britney Spears e Christina Aguilera quando elas cantaram seu clássico "Like a Virgin".

VIDA DOMÉSTICA:

-- Numa festa do Sting, o ex-vocalista do Police, Madonna conheceu o cineasta britânico Guy Ritchie, e eles se casaram em dezembro de 2000. Seu filho Rocco Ritchie nasceu em agosto de 2000. No mês passado, Ritchie rompeu o silêncio em relação aos boatos segundo os quais o casamento estaria mal, dizendo à revista People que ele vai muito bem.

-- Em maio, uma corte do Malauí aprovou formalmente a adoção por Madonna de David Banda, bebê que ela tirou de um orfanato do país do sul da África. A iniciativa causou polêmica. Críticos acusaram o governo de passar ao largo das leis que proíbem pessoas não residentes no país de adotar crianças em Malauí, que vem sendo fortemente afetado pela epidemia de Aids.

Pesquisa: Thiago Loures

---