Novo documentário da Disney traz à tona assuntos ambientais

Em seu novo documentário Terra (Earth, no original em inglês) a Disney deixa de lado os desenhos animados e mostra a realidade dos animais selvagens que vivem do polo Sul ao polo Norte do planeta. O filme, já em cartaz nos cinemas brasileiros, faz parte de um projeto de ajuda à Mata Atlântica, segundo o qual a empresa americana se comprometeu a plantar uma árvore para cada ingresso vendido durante a semana de lançamento do filme.

O documentário é o primeiro a fazer parte do recém-criado selo Disneynature, que se propõe a produzir longas sobre a vida selvagem e o ecossistema. Impulsionado pelo crescente interesse em assuntos relacionados ao meio-ambiente, o Disneynature foi criado para produzir de um a dois filmes por ano. A ideia é reinventar a produção de documentários com esses temas. "Não estamos apenas trazendo documentários televisivos para a tela de cinema. Queremos contar histórias da forma mais grandiosa que pudermos", diz Jean François Camilleri, diretor geral do Dineynature.

Terra mostra a vida de três famílias de animais e apresenta imagens incomuns da natureza, além de momentos de intimidade entre seus protagonistas. "Rodamos literalmente de polo a polo. É uma celebração da beleza de todo o planeta. De certa forma, Terra é como a introdução musical em uma ópera. É um grande começo para o selo Disneynature", disse Alastair Fothergill, que dirigiu o documentário ao lado de Mark Linfield. O documentário foi inspirado na série de televisão Planet Earth, da rede britânica BBC, e observa os padrões de migração dos animais em todo o mundo.

A revista americana Time considerou o projeto "ambicioso". A publicação relembrou que, em 1950, a Disney já havia lançado uma série com tema semelhante: True Life Adventures. A produção foi pioneira em mostrar a vida selvagem como parte integrante do planeta e carente de proteção.

---