Zac Efron - “Nunca fui o garoto mais popular da escola”

O astro de High School Musical respondeu às perguntas dos leitores de uma revista brasileira.

Astro do atual fenômeno da Disney, o High School Music, Zac Efron não tem nada de estrela. Ele me esperava para a entrevista num hotel em Beverly Hills, em Los Angeles, de onde conseguíamos ver o letreiro escrito Hollywood nas montanhas. Apesar de ter começado a atuar aos 11 anos, ele ainda se diverte quando vê seu nome nos créditos dos filmes ou diante do letreiro que nos lembra em tempo integral que estamos na cidade dos maiores estúdios de cinema do mundo. “Em Los Angeles, o complicado é você não deixar de ser você mesmo”, disse.

Como qualquer jovem de 21 anos, Zac usava uma calça jeans, um All Star preto e uma camiseta branca com as mangas azuis (talvez para combinar com a cueca listrada de azul que aparecia de propósito). Quando sentamos no sofá, lado a lado, ele pegou uma mistura de castanhas, nozes e uvas-passas para beliscar. Ficou com as bochechas rosadas quando contei que em apenas dois dias ÉPOCA recebeu mais de 900 mensagens com perguntas de fãs do musical. “Nossa, não dá para acreditar”, disse. E arregalou os imensos olhos azul-claros, que derrubam as meninas.

Quando chegar à idade de seus ídolos, Leonardo DiCaprio, Tom Cruise e Johnny Depp, é possível que Zac receba tantos e-mails quanto eles. Ou mais. O motivo é simples. Ele já está filmando em duas grandes produções, 17 Again e Big. Nesta segunda, tem como colega Matthew Perry, o Chandler da série Friends. Mais: junto com o diretor e coreógrafo de High School Musical, Kenny Ortega, está refilmando Footloose – Ritmo Louco, o musical estrelado em 1984 por Kevin Bacon. Nenhum dos filmes tem data de estréia no Brasil.

A seguir, as perguntas a que Zac respondeu.

Em cada uma delas, ele quis saber o nome do internauta e me fez mostrar no mapa as cidades onde eles vivem.

Você usa MSN?
Victória Luna
, 12 anos, São Paulo, SP

Zac – Na verdade, não. Não tenho muito tempo para computador, por isso não tenho Facebook, MySpace nem Orkut. Por isso, se você receber algum convite para participar das minhas comunidades, não acredite que são formadas por mim.

É legal mesmo ser famoso?
Beatriz Segatto
, 9 anos, São Paulo, SP

Zac – A maior parte do tempo sim, porque tenho chance de fazer o que gosto, que é atuar. Mas muitas vezes as pessoas querem invadir minha vida pessoal. Mesmo assim vou jantar com meus pais e à praia com meus amigos. Só evito ir a shopping, por exemplo. Existe uma coisa muito chata que é paparazzi e isso é algo que não podemos controlar, porque você não sabe de onde vêm. Isso, sim, é chato.

O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Larissa dos Santos e Freitas
, 16 anos, Goiânia, GO

Zac – Adoro praticar esportes e prefiro os feitos ao ar livre. Surfo, ando de skate e jogo tênis e golfe. Meus ídolos atualmente são todos esportistas como Rafael Nadal (vencedor do torneio de tênis de Wimbledon, em 2008), o nadador Michael Phelps (que ganhou oito medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim) e Kobe Bryant (astro do Los Angeles Lakers).

Em sua visão, o que os musicais têm que os outros tipos de filmes não têm?
Luiz Guilherme Melo
, 20 anos, Manaus, AM

Zac – É meu estilo de filme preferido. Adoro Grease, Cantando na Chuva, Moulin Rouge e West Side Story. Para mim, é puro entretenimento, diversão simples e gostosa. E acho que atualmente as pessoas não estão fazendo muito esse tipo de filme.

Por que acha que High School Musical se tornou febre mundial?
Julia Albuquerque Oliveira dos Santos
, 18 anos, Belo Horizonte, MG

Zac – Acredito que HSM seja o musical com o qual uma geração vai se identificar. Apesar de ser uma formatura, que é algo bem antigo, ele fala também sobre amizade, boas vibrações e alegria, temas que deverão estar cada vez mais na moda. Por isso, acho que é tão moderno e bacana.

Você vai fazer o High School Musical 4?
Carla Malato
, 20 anos, Belém, PA

Zac – Não acredito que haverá o número 4 porque os personagens se formarão no 3. Não sei se teria sentido. Acho que todo mundo tem de crescer e nós estamos incluídos nisso.

Qual é sua pior mania?
Laura Sequeira de Godoy
, 13 anos, Guarulhos, SP

Zac – Sou exageradamente limpinho. Troco de camisa várias vezes por dia e não uso toalha duas vezes. Minha mãe é que não fica muito feliz com isso.

Você tem alguma semelhança com o Troy?
Gabriela Moura da Silva
, Campo Grande, MS

Zac – No High School Musical 3, o Troy está confuso com a carreira, com que conselhos dar à namorada e, às vezes, na minha vida pessoal me sinto exatamente assim. Minha principal diferença com o Troy é que nunca fui o garoto mais popular e quente da escola. Todo mundo gosta dele e ele é sempre muito legal com todos.

Como você consegue decorar as coreografias?
Natalia Mansur
, 7 anos, São Paulo, SP

Zac – Muita prática. Para o High School Musical 3 eram oito horas por dia de ensaio e aulas. O mais difícil para mim foi aprender a valsa, mas eu adorei. Eu aconselho a quem quer aprender a dançar que entre numa escola de dança. Não só balé clássico, mas dança de rua, mambo, break, hip-hop ou qualquer modalidade que faça seu corpo mexer. Dançar é muito divertido e inspirador.

Você conversa bastante com seu pai como o Troy faz com o dele?
Bruna Cancino
, 11, São Paulo, SP

Zac – Meu pai não é um ator e o pai do Troy é treinador. Meu pai é um engenheiro, mas sempre me deu muito apoio na carreira e tudo que preciso em minha vida. Ele me dá conselhos e me ajuda a decidir os rumos da minha vida.

---