High School Musical 3 chega aos cinemas esta semana

Alegre, dançante e animado, "High School Musical 3" faz sua estréia mundial nos cinemas esta semana, com potencial de tornar-se o maior filme familiar do ano.

"High School Musical 3 - Ano da Formatura" é o terceiro filme de uma série recorde da Disney que criou uma franquia global valendo mais de 1 bilhão de dólares, além de uma enorme base de fãs jovens que aderiram em peso a sua visão comportada da vida de estudantes colegiais.

Com um elenco que inclui Zac Efron, de 21 anos, sua namorada na tela e fora dela Vanessa Hudgens, de 19, e outros atores jovens latinos, afro-americanos e brancos, "High School Musical 3" retrata um cenário teen romântico e livre de drogas e violência, algo pelo qual jovens desde o Cairo até Canberra parecem ansiar.

As vendas antecipadas no Reino Unido já superaram o recorde marcado por "Harry Potter e o Cálice de Fogo" em 2005, e as vendas de ingressos online nos EUA apontam para uma estréia excepcional neste fim de semana.

Mas, assim como os fãs pré-adolescentes cresceram desde que o primeiro filme da série foi exibido no Disney Channel, no início de 2006, o mesmo aconteceu com os adolescentes cantantes e dançantes que povoam o fictício colégio East High.

"Os personagens estão no último ano do colégio, então enfrentam as pressões normais, como bailes de fim de ano, exames finais, formatura e despedida", disse o diretor Kenny Ortega.

"Fizemos uma comédia musical, mas quisemos baseá-la numa realidade emocional", disse ele.

Números de dança mais complexos, dez canções novas, alguns personagens novos e algumas sequências de fantasia marcam a transição de filme feito para a TV para filme feito para a tela grande, enquanto os seis personagens principais enfrentam os percalços do amor, das expectativas familiares e do mundo fora do colégio.

"High School Musical 3" também marca a despedida da série de vários dos personagens principais - o que causou choro e cenas de emoção entre o elenco no último dia de filmagens.

A Disney diz que um quarto filme já está sendo planejado, mas Zac Efron diz que não vai voltar ao colégio East High.

"Nossos personagens se formam", disse ele à Reuters. "Está na hora de passarmos o bastão adiante."


---