Será que Troy e Gabriella terminam juntos em High School Musical 3?

Num jogo duro de basquete, com pontuação apertada, em que os Wild Cats têm de ganhar de virada, começa o terceiro filme de High School Musical. É o primeiro da série que vai para os cinemas, com lançamento mundial em 24 de outubro. Ao som de “Now or Never” (Agora ou nunca), o capitão do time, Troy (Zac Efron), apoiado pela namorada, Gabriella (Vanessa Hudgens), canta o dilema que vai percorrer o filme: continuar no time ou dedicar-se à música.

É o ano de formatura da turma, o que quer dizer que cada um deles vai seguir um caminho e talvez aquele grupo que cresceu junto na East High School passe a se encontrar apenas por e-mail ou MSN. Se você prefere a surpresa, é melhor parar a leitura por aqui. Mas, para quem não agüenta esperar, aí vai.

É com esse espírito de “Amigos para Sempre” que a turma resolve que o musical de final de ano e encerramento de curso deve ser a melhor coisa que já fizeram juntos. Mas Sharpay Evans (Ashley Tisdale), claro, fará de tudo para roubar o papel de Gabriella como principal no musical e par de Troy.

A amizade entre Troy e Chad (Corbin Bleu), a vontade de Sharpay de ser uma grande estrela da Brodway e de Hollywood e o amor entre Troy e Gabriella são os temas principais das músicas desta edição.

No final do filme, ninguém sabe se realmente o casal principal vai continuar junto. Eles sofrem o dilema de serem aceitos e escolherem carreiras e faculdades diferentes. Mas Gabriella, numa música que diz para que ele siga o seu coração, pede que ele faça o musical com Sharpay, porque no dia da apresentação ela tinha uma espécie de entrevista na universidade e não poderia participar do show. Triste, Troy tenta ensaiar com a loira, mas sente muita falta da namorada.

No dia do musical da formatura, Troy vai buscar Gabriella de surpresa na faculdade e os dois voltam a tempo de cantarem juntos o último dueto do musical. Para a glória de toda a turma.

No final, Troy decide ir para Universidade da Califórnia, em Berkeley, como atleta e estudante de música. Gabriella é aceita com mérito em Stanford, universidade que fica a uma hora de carro de onde o namorado irá estudar. Por isso, fica no ar se eles continuam juntos, mas todo mundo no cinema torce para que o namoro continue.

O irmão de Sharpay, Ryan Evans (Lucas Grabell), é selecionado pela coreografia que fez para o musical final do colégio como aluno especial na Julliard Dance Drama and Music (em Nova York), uma das mais conceituadas faculdades de artes dramáticas dos Estados Unidos. A irmã, com menos mérito, segue para lá também, junto com a pianista e maestrina da turma, Kelsi (Olensya Rulin). Taylor McKessie (Monique Coleman), a melhor amiga de Gabriela na trama, segue para faculdade de ciências políticas e diz que pretende ser no futuro a primeira presidente mulher dos Estados Unidos.

---