LOS ANGELES - Os estúdios Warner Brothers anunciaram que adiarão até julho de 2009 a estréia do novo filme de Harry Potter previsto para novembro, devido à alteração que causou na indústria a última greve de roteiristas.
Em comunicado, a produtora explicou que Harry Potter e o Enigma do Príncipe, sexto filme da saga, será lançado em 17 de julho de 2009. "O verão (hemisfério norte) é uma época ideal para uma produção para a família e, além disso, como qualquer outro estúdio, ainda sofremos a repercussão da detenção brusca dos roteiristas, que atrasou algumas produções e mudou o panorama da concorrência em 2009", afirmou o presidente da Warner Bros., Alan Horn.
A direção da companhia concordou em transferir o novo filme de Harry para aumentar a possível arrecadação, já que considera que havia um vácuo livre nessa época para "uma grande estréia".
A Warner Bros. negou que a mudança de planos tivesse a ver com problemas ou atrasos na realização do filme, nas palavras do presidente da divisão de filmes, Jeff Robinov. "A modificação da data da estréia não altera a produção desta nem das futuras entregas de Harry Potter. A pós-produção terminou dentro do prazo e as duas partes de As Relíquias da Morte não serão afetadas", disse Robinov.
Os estúdios anteciparam o mal-estar que gerará esta decisão nos fãs das aventuras do bruxo adolescente e indicaram que "a boa notícia é que a espera para o próximo filme diminuirá", disse Robinov.
A estréia de Harry Potter e o Enigma do Príncipe estava prevista para 21 de novembro e já haviam sido divulgados os trailers de apresentação da nova história.
Os fãs terão que esperar outros oito meses para ver em ação o bruxinho, que voltará às telonas em 2010 e 2011 com a primeira e a segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte, que encerram a saga.