O trio de roqueiros formado pelos irmãos Kevin, de 20 anos, Joe, de 18, e Nick, de 15, lota estádios e estampa capas de revistas. Apesar de o nome deles soar como novidade para muita gente, os Jonas Brothers são para os tweens mundiais, a turminha entre 6 e 14 anos (29 milhões deles só nos Estados Unidos), tão fenomenais quanto os Beatles. No dia 20, eles deram um dos passos mais importantes de sua carreira ao aparecer no telefilme Camp Rock, exibido pelo Disney Channel. O resultado foi estrondoso .
Cerca de 15 milhões de fãs assistiram ao filme em duas semanas. No Brasil, o canal da Disney vai exibir Camp Rock no dia 6, às 20 horas. O filme ainda alcançará outros 98 países até o fim do ano. E a continuação já está em preparo.
Com sede em Burbank, Califórnia, o Disney Channel vem se transformando nos últimos anos em uma fantástica fábrica de criar estrelas adolescentes. A filosofia da empresa é a mesma de uma montadora do ABC Paulista: criar produtos a granel em acelerada velocidade. A rotatividade é tão impressionante que sua maior estrela feminina, Miley Cyrus, protagonista da série Hannah Montana, já tem duas substitutas à espreita: Demi Lovato, que também aparece em Camp Rock, e Selena Gomez, do seriado Os Feiticeiros de Waverly Place. Basta mais um deslize de Miley, que recentemente criou polêmica ao posar sem camisa (de costas) para a revista Vanity Fair, para as duas rivais reclamarem seu posto no olimpo da emissora.
O sucesso do Disney Channel começou em 2001 com o seriado Lizzie McGuire, com Hilary Duff, atriz que já teve sua data de fabricação expirada. De lá para cá, o canal não parou de produzir seriados de sucesso, como High School Musical (com Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale) e The Cheetah Girls. O faturamento dobrou em cinco anos. Hoje, o Disney Channel é um dos braços do conglomerado da Disney que mais lucram. “São três temas que abordamos em nossos filmes”, disse Gary Marsh, presidente mundial do Disney Channel, a ÉPOCA. “Expresse-se; siga seu sonho; e celebre a família. Quanto mais nos aproximamos desses temas universais, maior nosso sucesso.”
A linha de produção do canal lembra o star system que os estúdios de Hollywood aperfeiçoaram nos anos 30 e 40. Naquela época, executivos investiam pesado na criação e manutenção de estrelas como Joan Crawford e Clark Gable. Quem se cansava de ter seu futuro decidido por outras pessoas era punido. O Disney Channel cria ícones mirins de maneira democrática: por meio de testes nacionais e internacionais. Foi o que aconteceu recentemente no Brasil com Olavo Cavalheiro e Renata Ferreira. Eles competiram com 18 mil teens para obter um papel num telefilme inspirado em HSM, com estréia marcada para 2009. Assim que a nova estrela é coroada com uma série, a máquina é posta em funcionamento. Ela grava CDs, lança livros, sai em turnês e aparece em filmes. Os cinco CDs originados com os filmes, turnê e seriado Hannah Montana venderam 7,3 milhões de cópias. Os dois primeiros capítulos de High School Musical lucraram US$ 1 bilhão. Um terceiro, a ser lançado em outubro nos cinemas, acaba de ser rodado em Salt Lake City. No passado, a Disney descobriu e lançou estrelas como Justin Timberlake, Christina Aguilera e Britney Spears, mas, depois de catapultados para o sucesso, eles escapuliram de suas mãos para assinar contratos com a concorrência. Esse erro não acontece mais.
Os filmes da Disney costumam ter uma fórmula casta. Em Camp Rock, o casal interpretado por Joe Jonas e Demi Lovato não troca nem um selinho, apesar da paixão. Na vida real, os Jonas Brothers usam um anel para lembrar do voto de castidade que vão manter até o casamento. Isso, porém, não previne deslizes como as fotos de Vanessa Hudgens nua que vazaram na internet no ano passado ou a polêmica de Miley Cyrus. “Crianças crescem e cometem erros”, disse Marsh. “O trabalho dos pais é fazer com que elas aprendam com seus erros. Usando as palavras de Hannah Montana: ninguém é perfeito.”
Linha de montagem
O Disney Channel não pára de lançar produtos infanto-juvenis. Há sempre um saindo... Linha de montagem O Disney Channel não pára de lançar produtos infanto-juvenis. Há sempre um saindo.
Cerca de 15 milhões de fãs assistiram ao filme em duas semanas. No Brasil, o canal da Disney vai exibir Camp Rock no dia 6, às 20 horas. O filme ainda alcançará outros 98 países até o fim do ano. E a continuação já está em preparo.
Com sede em Burbank, Califórnia, o Disney Channel vem se transformando nos últimos anos em uma fantástica fábrica de criar estrelas adolescentes. A filosofia da empresa é a mesma de uma montadora do ABC Paulista: criar produtos a granel em acelerada velocidade. A rotatividade é tão impressionante que sua maior estrela feminina, Miley Cyrus, protagonista da série Hannah Montana, já tem duas substitutas à espreita: Demi Lovato, que também aparece em Camp Rock, e Selena Gomez, do seriado Os Feiticeiros de Waverly Place. Basta mais um deslize de Miley, que recentemente criou polêmica ao posar sem camisa (de costas) para a revista Vanity Fair, para as duas rivais reclamarem seu posto no olimpo da emissora.
O sucesso do Disney Channel começou em 2001 com o seriado Lizzie McGuire, com Hilary Duff, atriz que já teve sua data de fabricação expirada. De lá para cá, o canal não parou de produzir seriados de sucesso, como High School Musical (com Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale) e The Cheetah Girls. O faturamento dobrou em cinco anos. Hoje, o Disney Channel é um dos braços do conglomerado da Disney que mais lucram. “São três temas que abordamos em nossos filmes”, disse Gary Marsh, presidente mundial do Disney Channel, a ÉPOCA. “Expresse-se; siga seu sonho; e celebre a família. Quanto mais nos aproximamos desses temas universais, maior nosso sucesso.”
A linha de produção do canal lembra o star system que os estúdios de Hollywood aperfeiçoaram nos anos 30 e 40. Naquela época, executivos investiam pesado na criação e manutenção de estrelas como Joan Crawford e Clark Gable. Quem se cansava de ter seu futuro decidido por outras pessoas era punido. O Disney Channel cria ícones mirins de maneira democrática: por meio de testes nacionais e internacionais. Foi o que aconteceu recentemente no Brasil com Olavo Cavalheiro e Renata Ferreira. Eles competiram com 18 mil teens para obter um papel num telefilme inspirado em HSM, com estréia marcada para 2009. Assim que a nova estrela é coroada com uma série, a máquina é posta em funcionamento. Ela grava CDs, lança livros, sai em turnês e aparece em filmes. Os cinco CDs originados com os filmes, turnê e seriado Hannah Montana venderam 7,3 milhões de cópias. Os dois primeiros capítulos de High School Musical lucraram US$ 1 bilhão. Um terceiro, a ser lançado em outubro nos cinemas, acaba de ser rodado em Salt Lake City. No passado, a Disney descobriu e lançou estrelas como Justin Timberlake, Christina Aguilera e Britney Spears, mas, depois de catapultados para o sucesso, eles escapuliram de suas mãos para assinar contratos com a concorrência. Esse erro não acontece mais.
Os filmes da Disney costumam ter uma fórmula casta. Em Camp Rock, o casal interpretado por Joe Jonas e Demi Lovato não troca nem um selinho, apesar da paixão. Na vida real, os Jonas Brothers usam um anel para lembrar do voto de castidade que vão manter até o casamento. Isso, porém, não previne deslizes como as fotos de Vanessa Hudgens nua que vazaram na internet no ano passado ou a polêmica de Miley Cyrus. “Crianças crescem e cometem erros”, disse Marsh. “O trabalho dos pais é fazer com que elas aprendam com seus erros. Usando as palavras de Hannah Montana: ninguém é perfeito.”
Linha de montagem
O Disney Channel não pára de lançar produtos infanto-juvenis. Há sempre um saindo... Linha de montagem O Disney Channel não pára de lançar produtos infanto-juvenis. Há sempre um saindo.
CURIOSIDADES
>>Kevin, Nick e Joe possuem um irmão mais novo, Franklin Nathaniel Jonas (20 de Setembro de 2000), que afirma querer ser baterista da banda quando ficar mais velho.
>>A música "Mandy" foi feita para uma velha amiga da banda, que fazia aula de linguagem de sinais com a mãe deles por causa do sonho dela de trabalhar com deficientes auditivos, chamada de Amanda (cujo apelido é Mandy) e continua sendo melhor amiga do grupo. Segundo Nick, a menina sempre sabia o que eles estavam pensando.
>>Kevin, Joe e Nick usam uma aliança, mas não é nenhum tipo de relacionamento com mulheres. É por que eles, fizeram um pacto (entre eles), que eles continuariam "puros" ate se casarem. O qual se chama, Anel da Pureza.
Pesquisa: Thiago Loures