"Pantanal" levanta a audiência do SBT; Silvio Santos quer pagar profissionais


A reestréia da novela "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, deu ao SBT sete pontos de média, com pico de oito pontos, no Ibope da Grande São Paulo, entre 22h18 e 23h03 da noite de ontem (9), segundo dados prévios.


Antes da novela, a emissora de Silvio Santos dava cerca de quatro pontos nesse mesmo horário. A trama foi transmitida pela primeira vez na extinta TV Manchete, em 1990.
Com a exibição de "Pantanal" em sua grade, o SBT assume uma batalha judicial com a Globo, que afirma ser detentora dos direitos de transmissão, adquiridos diretamente do autor Benedito Ruy Barbosa. A emissora carioca ainda não comentou a reestréia.
As fitas betas com a gravação original da novela foram compradas por Silvio Santos no leilão judicial da TV Manchete, há cerca de cinco anos.
"Pantanal" ficou conhecida como a novela que desbancou a audiência da Globo, em uma época em que a emissora dominava o horário nobre da rede aberta.
A princípio, a única diferença entre a novela de 18 anos atrás e a exibida nesta segunda-feira foi a elaboração de uma nova abertura computadorizada.


Comunicado oficial


O SBT divulgou um comunicado em seu site, dizendo que tem direito de transmitir a novela e que está disposto a pagar os profissionais que estiveram envolvidos com a obra. Leia a íntegra:


"O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) informa que, por cessão de direitos, adquiriu da JPO Produções Ltda., com exclusividade para televisão aberta e para todo o território brasileiro, os direitos de reexibição e transmissão, da telenovela denominada "Pantanal".
Os direitos cedidos foram obtidos pela JPO Produções Ltda. por contrato havido com a Massa Falida da TV Manchete Ltda., celebrado em decorrência de decisão judicial autorizatória do MM. Juiz da 28ª Vara Cível da Capital de São Paulo, proferida nos autos da Falência da TV Manchete Ltda. (Proc. 583.00.2000.539652-1).
Em cumprimento da legislação em vigor, convocamos os autores, atores, diretores e participantes da telenovela, que tenham direitos à percepção de retribuição financeira em razão da reexibição, a comparecerem na sede do SBT, sito no município de Osasco (SP), na avenida das Comunicações n. 04 (Departamento de Controladoria), pessoalmente ou através de procurador regularmente constituído, munidos de documentos comprobatórios de sua participação na telenovela, para a apuração e recebimento dos valores correspondentes.
O montante será calculado em conformidade com as condições e os parâmetros estabelecidos em contrato havido entre os referidos profissionais e a TV Manchete Ltda."

---