Greve dos roteiristas provoca suspensão de sete séries

Paralisação começou no último dia 5, e não há sinais de retomada das negociações.
Membros das equipes de "The office", "Two and a half men" e outros foram demitidos.
A greve dos roteiristas de Hollywood obrigou os estúdios de TV a suspenderem a produção de pelo menos sete séries do horário nobre desde o início de novembro, mostrando que os efeitos da greve estão se fazendo sentir mais rapidamente do que o setor tinha previsto. Não houve sinais de retomada das negociações entre os estúdios e os sindicalistas, suscitando temores de que a primeira grande greve em Hollywood nos últimos 20 anos possa ser prolongada.

A produção parou em seriados como "Two and a half men", da CBS, e a popular sátira da NBC "The office", e centenas de membros do elenco e equipe técnica desses seriados começaram a receber avisos de demissão. Greg Daniels, roteirista e produtor de "The office", disse que a NBC ainda tem dois episódios originais do seriado para exibir, "e depois está acabado".

Outras séries atingidas incluem "Til death", da Fox, e "The new adventures of old Christine", "Rules of engagement" e "The Big Bang Theory", da CBS. Algumas já têm episódios novos prontos em número suficiente para durar mais algumas semanas sem apelar para reprises, fato que faz a maioria dos telespectadores até agora não ter consciência da greve. Mas os cinegrafistas, cabeleireiros, assistentes de produção, eletricistas e outros membros das equipes técnicas desses programas agora se juntam aos 12 mil roteiristas sem trabalho desde que seu sindicato entrou em greve contra os grandes estúdios americanos de cinema e televisão.

Uma péssima notícia para os fãs de "Lost": se a greve dos roteiristas continuar até o ano que vem, a estréia da quarta temporada da série, que está prevista para fevereiro de 2008 na TV americana, pode ser adiada para o segundo semestre de 2008 ou, pior, para fevereiro de 2009!


---